quarta-feira, fevereiro 21, 2007

aqui vai qualquer coisa

Pois é, há muito tempo que não escrevo neste blog de que tanto gosto, mas não é por mal, a época de exames foi absolutamente esgotante e por vezes faltava aquela paciencia para ordenar palavras e preferia ordenar acordes.
E é disso que venho falar: Música (com letra "grande").
Não tenho por muito hábito falar de música neste blog e muito menos da música que faço, mas desta vez é do que vou falar.
Acabei recentemente de gravar uma maquete com a minha banda, os Vintium, e estou verdadeiramente satisfeito. Foi um processo longo, mas finalmente cá está todo para mostrar às pessoas aquilo a que com tanto empenho e dedicação ocupei os meus tempos livres.
Foi uma gravação muito demorada, mas sem dúvida uma experiência enriquecedora, visto que na maquete não só toquei guitarra, como também andei por aí a gravar amostras de vários sons e ainda dirigi todo o processo de gravação que fico à minha responsabilidade assim como a mistura e produção.
A banda foi sempre impecável, aceitando qualquer sugestão e/ou alteração que eu fizesse no todo das músicas com agrado e opiniões enriquecedoras. Nunca levaram a mal quando havia falta de disponibilidade minha, ou quando acidentalmente apagava qualquer conteúdo gravado que tivesse saído bem.
Não tivemos muitos recursos para gravar as músicas, a lista de material resume-se às guitarras, baixo e respectivos pedais, um amplificador, um leitor de mp3 com gravação de sons exteriores, um microfone e uma computador, o meu computador.
Tantámos gravar tudo de forma faseada, de tal forma que partes estrorurais vinham primeiro, seguiam-se os elementos melódicos e por fim os arranjos que graças a inspiração divina estavam sempre a surgir.
Infelizmente, a banda sofreu uma alteração na sua formação na fase final de gravações. A nossa vocalista saiu da banda. Tivemos de mudar um pouco algumas partes, mas felizmente não foi necessário regravar nada.
A última parte foi talvez a parte mais exaustiva, a mistura, pegar em tudo o que estava gravado e por no sítio certo bem equalizado, ou pelo menos remediar alguns ruídos.
Vou ser mesmo sincero, produzir música é absolutamente fantástico, ouvir uma música e pensar como é que isto vai ficar e como é que vamos "fabricar" o final foi a tarefa mais desafiante. Mas, há sempre um mas, aquilo que mais gosto de fazer é sem dúvida tocar, sentir os acordes, a batida e toda a melodia que construimos voluntariamente.
Que venham mais músicas novas e quem sabe mais gravações.

www.myspace.com/vintium